sexta-feira, janeiro 02, 2009

O Outro Lado Do Espelho

"O juiz federal do Tribunal de Falência de Nova York Burton Lifland aprovou hoje a transferência dos US$ 28,11 milhões solicitados pelo liquidante da empresa do megainvestidor Bernard Madoff, que pode ter cometido a maior fraude da história através das chamadas pirâmides financeiras.

Segundo a documentação registada em tribunal, o juiz concordou com o pagamento, destinado a cobrir as despesas administrativas derivados da venda e liquidação da firma de investimentos.

A fraude de Madoff resultou em prejuízos de aproximadamente US$ 50 bilhões, segundo palavras do próprio investidor - atualmente cumprindo prisão domiciliar em Nova York desde que confessou o esquema, no dia 11 de Dezembro.

Sua técnica consistia em pagar os juros que prometia aos clientes com o dinheiro que entrava na firma através de novos investidores. Quando os valores deixaram de entrar por conta da crise financeira, a estrutura ruiu.
"

Estou a imaginar este senhor no seu escritório quando começou a usar o esquema:
"É pá... É muito dinheiro! Pode resultar! Mas... E se eu perder o dinheiro todo, que vai ser dos meus clientes...? Olha, que sa Madoff!"



_______________________________________________

(nota do autor: ler o nome do prevericador ao contrário)