quinta-feira, abril 16, 2009

Crise...?

Como é bem sabido, a imprensa desportiva sensacionalista impera no nosso país e Portugal tem três jornais desportivos diários que necessitam de notícias.
Não querendo ser arrogante, é verdade que o Benfica na capa vende um pouco mais que o Sporting ou o Porto. O exemplo já tinha sido dado pelo meu "colega de redacção" e que se pode ler aqui.
A última onda jornalística, fala sobre uma suposta crise que atingiu a equipa do Benfica, sabe-se lá bem porquê
Estamos a 6 jornadas do fim do campeonato (18 pontos por disputar) e o Benfica está em 3º lugar, a 4 pontos do 2º classificado, o Sporting, que por sua vez está a outros 4 pontos do 1º classificado, o Porto.
Em 4ª lugar, vem o Nacional também a 4 pontos do 3ª, logo seguido do Braga com menos 1 que o Nacional.
Ora, o que interpreto nesta análise? Se o titulo nacional ainda não está atribuído tendo também o Sporting grandes chances de o obter, é-me simples deduzir que o Benfica também não está arredado do 2º lugar e que, quer o Nacional e quer o Braga, ainda podem atingir o 3º lugar.
Eu questiono: mas que crise...?
Não só coloco em causa a suposta "crise" da Luz, como contraponho com a verdadeira crise que se passa com as arbitragens portuguesas.
Depois da vergonha a que assistimos na final da Taça da Liga, é de espantar que muitas pessoas que apregoam a tal "crise", se esqueçam do que se anda a passar no nosso campeonato.

Existe uma lista com os erros de arbitragem mais grosseiros em jogos da Liga Sagres dos 3 grandes até à 24ª Jornada, baseada na análise de especialistas dos nossos diários desportivos, a qual segue mais abaixo.

------
1ª Jornada
FC Porto 2 - 0 Belenenses: Expulsão incorrecta de um jogador do Belenenses.
Sporting CP 3 - 1 Trofense: Penalty claramente mal assinalado a favor do Trofense, numa falta cometida muito antes da grande área, com o resultado em 3-0. Expulsão ainda assim justa de Polga na sequência do lance.
Rio Ave 1 - 1 SL Benfica: Canto que dá origem ao golo do Rio Ave é precedido de falta não assinalada sobre o GR do Benfica. Penalty por assinalar sobre Pablo Aimar com o resultado em 1-1.

2ª Jornada
SL Benfica 1 - 1 FC Porto: Penalty por assinalar sobre Di Maria, com o resultado em 0-1.
SC Braga 0 - 1 Sporting CP: Penalty por assinalar a favor do Braga por atropelo na área ao jogador Meyong, com o resultado em 0-1. Expulsão perdoada a Izmailov, que depois de receber um amarelo insistiu em faltas merecedoras de amarelo.

3ª Jornada
Sporting CP 1 - 0 CF Belenenses: Golo marcado em fora de jogo por Postiga, inaugurando o marcador.
Rio Ave 0 - 0 FC Porto: Penalty por assinalar por mão na bola de Gaspar (tipo 1). Expulsão perdoada a Lucho González após falta perto da grande área.
Paços de Ferreira 3 - 4 SL Benfica: Expulsão perdoada a Nuno Gomes com o resultado em 1-3.

4ª Jornada
SL Benfica 2 - 0 Sporting CP: Penalty por assinalar sobre Yebda, com o resultado em 0-0 (tipo 1).
FC Porto 2 - 0 Paços de Ferreira: Nada a assinalar.

5ª Jornada
Sporting CP 1 - 2 FC Porto: Penalty inexistente sobre João Moutinho a dar o empate (1-1). Expulsões perdoadas a Bruno Alves, Tomás Costa e Derlei.
Leixões 1 - 1 SL Benfica: Penalty por assinalar por mão na bola a favor do Benfica, com o resultado em 0-0. Golo mal anulado a Yebda, por pretensa falta de Nuno Gomes sobre o GR, inexistente, com o resultado em 0-1.

6ª Jornada
FC Porto 2 - 3 Leixões: Golo mal anulado ao Leixões com o resultado em 2-2.
SL Benfica 1 - 0 Naval: Penalty por assinalar por falta sobre Ruben Amorim, com o resultado em 0-0. Fora de jogo mal assinado contra a Naval, com o jogador da Naval completamente isolado, com o resultado em 0-0.
Paços de Ferreira 0 - 0 Sporting CP: Expulsão perdoada a Tonel, por agressão bárbara a um adversário.

7ª Jornada
Naval 1 - 0 FC Porto: Expulsão perdoada a Bruno Alves na 2ª parte.
Rio Ave 0 - 1 Sporting CP: Golo mal anulado a Liedson, com o resultado em 0-1.
Guimarães 1 - 2 SL Benfica: Penalty por assinalar sobre Aimar aos 3 minutos. Fora de jogo mal assinalado quando Suazo seguia isolado, resultado estava em 2-0. Expulsão perdoada a Meireles por cotovelada em Aimar. Expulsão perdoada a Andrézinho por agressão a Suazo. Expulsão perdoada a Wenio por entrada a pés juntos sobre Pablo Aimar.

8ª Jornada
FC Porto 2 - 0 Guimarães: Nada a assinalar
Sporting CP 0 - 1 SC Leixões: Penalty por assinalar sobre Wesley aos 45'.
SL Benfica 1 - 0 Est. Amadora: Nada a assinalar

9ª Jornada
Naval 0 - 1 Sporting CP: Nada a assinalar
Académica 0 - 2 SL Benfica: Nada a assinalar
E. Amadora x - x FC Porto: adiado

10ª Jornada
Sporting CP 2 - 0 Guimarães: Penalty por assinalar a favor do Sporting. Golo mal anulado ao Sporting com o resultado em 2-0.
FC Porto 2 - 1 Académica: Nada a assinalar
SL Benfica 2 - 2 Setúbal: Árbitro dá lei da vantagem numa falta dura sobre Reyes... a jogada desenrola-se longamente... cruzamento de Jorge Ribeiro, e Suazo marca. O árbitro anula para marcar a falta inicial, para não assinalar fora de jogo que o assistente indicou (e mal), mas não mostra o 2º amarelo ao Sandro. Resultado estava em 2-1.

11ª Jornada
E. Amadora 1 - 3 Sporting CP: Golo mal validado ao Sporting, por fora de jogo, com o resultado em 1-1.
Setúbal 0 - 3 FC Porto: Nada a assinalar
Marítimo 0 - 6 SL Benfica: Nada a assinalar

12ª Jornada
Sporting CP 0 - 0 Académica: Nada a assinalar
FC Porto 0 - 0 Marítimo: Expulsão perdoada a Lisandro, o argentino ao tentar ultrapassar o adversário (Miguelito) é travado em falta, contudo, imediatamente antes na disputa de bola, atinge o adversário na cara. Cartão vermelho por mostrar. Bola bombeada para as costas da defesa do Porto, com Rolando a importar-se em controlar o adversário com os braços, em vez de se preocupar com a bola, derruba o adversário empurrando-o e ainda corta a bola com os braços. Bruno Alves corta um cruzamento com o braço dentro da grande área, penalty por assinalar. Expulsão perdoada a Hulk. Agressão de F. Cardozo a Rolando impune.
SL Benfica 0 - 0 Nacional: Penalty por assinalar sobre Nuno Gomes. Golo mal anulado a Cardozo, por pretensa mão na bola de Miguel Victor que, no chão, levou com uma bola, de costas, tendo esta acertado na mão do jogador do Benfica.

13ª Jornada
Trofense 2 - 0 SL Benfica: Nada a assinalar.
Setúbal 0 - 2 Sporting CP: Nada a assinalar.
Nacional 2 - 4 FC Porto: Nada a assinalar.

14ª Jornada
Sporting CP 2 - 0 Marítimo: Nada a assinalar.
SL Benfica 1 - 0 Braga: Golo mal validado a David Luiz. Penalty por assinalar contra o Benfica. Penalty por assinalar sobre Suazo, ainda na primeira parte.
FC Porto 0 – 0 Trofense: Expulsão perdoada a Bruno Alves por agressão ao jogador Reguila. Penalty por assinalar sobre Lisandro, por falta de Valdomiro.

15ª Jornada
Belenenses 0 - 0 SL Benfica: Expulsão perdoada a Rodrigo Arroz ainda na 1ª parte. Penalty por assinalar sobre Yebda, com resultado em 0-0. Expulsão incorrecta de Miguel Vítor. Penalty por assinalar sobre falta e respectiva expulsão perdoada ao GR do Belenenses.
Braga 0 - 2 FC Porto: Golo mal validado a Rodriguez com resultado em 0-0, por fora de jogo de Hulk. Penalty por assinalar por falta sobre Meyong, e consequente cartão vermelho por exibir. Penalty por assinalar para o Braga por falta sobre Allan. Mão do jogador Guarin na área não penalizada com grande penalidade.
Nacional 1 - 1 Sporting CP: Nada a assinalar.

16ª Jornada
Trofense 0 - 0 Sporting CP: Nada a assinalar.
SL Benfica 1 - 0 Rio Ave: Nada a assinalar.
Belenenses 1 - 3 FC Porto: Nada a assinalar.

17ª Jornada
Sporting CP 2 - 3 Braga: Nada a assinalar.
FC Porto 1 - 1 SL Benfica: Penalty mal assinalado por pretensa falta de Yebda, com o resultado em 0-1.
(Não considerado, admitindo que possa ter havido penalty sobre o Lucho na 1ª. Parte)

18ª Jornada
Belenenses 1 - 2 Sporting CP: Golo mal validado ao Belenenses com o resultado em 0-0, por fora de jogo. Expulsão perdoada a Rochemback por agressão.
SL Benfica 3 - 2 Paços de Ferreira: Nada a assinalar.
FC Porto 3 - 1 Rio Ave: Penalty inexistente a dar o 1-0. Golo mal anulado ao Porto com o resultado em 1-0. Golo mal validado ao Porto com o resultado em 1-1, por falta de Farias.

19ª Jornada
Paços de Ferreira 0 - 2 FC Porto: Golo mal anulado a Carlos Carneiro, por pretensa mão na bola, com o resultado em 0-2.
Sporting CP 3 - 2 SL Benfica: Penalty por marcar sobre Aimar com o resultado em 0-0. Penalty por marcar por mão de Maxi Pereira com o resultado em 1-0.

20ª Jornada
SL Benfica 2 - 1 Leixões: Nada a assinalar.
FC Porto 0 - 0 Sporting CP: Cartão vermelho perdoado a Rodriguez.

21ª Jornada
Sporting CP 2 - 0 Paços de Ferreira: Nada a assinalar.
Leixões 1 - 4 FC Porto: Nada a assinalar.
Naval 1 - 2 SL Benfica: 2º. Golo do Benfica resultou de falta mal assinalada.

22ª Jornada
Sporting CP 2 - 0 Rio Ave: Nada a assinalar.
FC Porto 2 - 0 Naval: Nada a assinalar.
SL Benfica 0 - 1 Guimarães: Nada a assinalar.

23ª Jornada
Leixões 0 – 1 Sporting CP: Pretensa mão de Abel, reclamada como penalty pelo Leixões
Guimarães 1 - 3 FC Porto: Nada a assinalar.
Amadora 1 - 2 SL Benfica: 1º. Penalty a favor do Benfica inexistente.

22ª Jornada
Sporting CP 3 - 1 Naval: Nada a assinalar.
F C Porto 3 - 0 Amadora: Nada a assinalar.
SL Benfica 0 - 1 Académica: Golo mal anulado a Pablo Aimar. Penalty por assinalar a favor do Benfica, por falta sobre David Luiz.

Classificação da Liga à 24ª Jornada
FC Porto 54
Sporting CP 50
SL Benfica 46

Classificação virtual sem erros de arbitragem
SL Benfica 53
FC Porto 52
Sporting CP 46

A verdadeira crise está na péssima gestão da liga sobre os árbitros que têm o poder de adulterar um resultado com uma má análise de um lance. Solução: Além da profissionalização, as novas tecnologias.
Ao falar das arbitragens é impossível contornar as novas tecnologias. Eu sou um fervoroso adepto de tudo o que possa ajudar a tornar o jogo-rei justo, imparcial e sem favorecimentos evidentes.
No ténis, além dos 4 juízes de linha e do juiz principal, uma decisão pode ser contestada por um dos jogadores (bola dentro ou fora). Se assim for, os mesmos possuem à disposição um sistema que lhes permite analisar o lance em segundos e, se necessário, altera-se a decisão.
Torna o jogo menos interessante? Não.
No hóquei no gelo, sensores detectam se a bola passou ou não a linha de golo.
Torna o jogo menos interessante? Bem... aqui sou um pouco suspeito dado que não sou fã do desporto... Mas é inegável que existe justiça.
São dois simples exemplos em como o desporto deve ser: sem influências externas às suas leis e jogadores.

O que me ocorre sobre tudo isto neste belo país plantado à beira-mar, habituado à corrupção e aos sacos azuis, descreve-se por uma simples imagem.

arbitragem

Sem comentários: